18 de julho de 2012

Olimpíadas Científicas!

Como a maioria das pessoas que me conhecem devem saber, tenho uma enorme paixão e respeito pelas olimpíadas científicas.
 Durante a minha trajetória no ensino fundamental e médio, participei de inúmeras delas e se hoje estou aqui,  devo à OPM e principalmente ao professor que começou a difundir as olimpíadas científicas aqui no Brasil, o professor Shigueo Watanabe. Bom, mas isso é história para um outro post oportuno.
Acredito que todas essas olimpíadas beneficiam enormemente os alunos, as provas geralmente apresentam um nível de dificuldade maior do que o aluno está acostumado a ver em sala de aula. O aluno sente-se desafiado, fica curioso, procura novas informações, se aprofunda nos mais variados assuntos e ao final de cada fase, sente-se realizado.
Mesmo conseguindo poucas medalhas, não me arrependo do tempo que gastei me preparando para elas, pelo contrário, só tenho a agradecer! O mais importante não é a medalha, o reconhecimento (claro que tudo isso é muito bom), mas sim a paixão que você adquire pelo saber, o vício da curiosidade.
Foi no ano passado que eu conheci um site sobre as mais variadas olimpíadas... imaginem o quão encantada eu fiquei! Mesmo em ano de vestibular, participei de inúmeras delas e não acredito que elas tenham me atrapalhado; ao contrário, foram um estímulo a mais para estudar.
 O site foi idealizado por um estudante, hoje cursando o 3º colegial no colégio objetivo de São Paulo, Ivan Tadeu, outro apaixonado por tais competições e medalhista nas mais variadas áreas, o qual acabei conhecendo durante as provas.
 Acessem http://www.olimpiadascientificas.com/ para mais informações :D

Abaixo segue a entrevista feita pelo Jô Soares do Gustavo Haddad Braga, medalhista em inúmeras olimpíadas e exemplo a ser seguido por todos aqueles que possuem como hobby a busca pelo conhecimento.




Um comentário:

  1. Gustavo haddad, assim como pessoas como ele são realmente impressionantes e Hiperadmiráveis. Todos nós ficamos com aquela ideia: Mas como pode, onde ele acha tanto tempo? Como ele faz? Até mesmo nós, sagazes por Conhecimento! Parabens Gustavo!

    ResponderExcluir

Sem trollagem por favor. A moderação agradece.