Camden Town já foi uma zona de comércio repleta de armazéns e estábulos militares, mas atualmente é conhecido por seu mercado, pubs e clubes onde nos finais de semana, turistas e descolados em geral disputam as ruas em busca de novidades. O bairro hoje contrasta punks da velha guarda com os novos (ou não) clubbers, góticos e porque não, “newpunks”. Uma mistura completa de moda, comportamento e estilo musical, mas todos, à primeira vista, se convivendo em harmonia.

Assim como em Amsterdam, Camden Town possui um canal (o Regent’s Canal) o qual podemos chamar de uma espécie de “free zone”, onde a galera fuma maconha e tals, tudo “numa boa”. Além das drogas, encontrei diversos outros produtos fabricados com a fibra da planta (cannabis), como calças, calçados, camisetas, entre outros, e em algumas lojinhas se encontram pirulitos e até chá de maconha (que não tem o mesmo efeito do cigarro).
Camden também é um mercado de pulgas. De candelabros e placas de rua até esculturas em mármore e etc. É também uma boa oportunidade para comprar roupas de qualidade por um bom preço. Mas tem que ficar atento na qualidade do produto! A quantidade de lenços, camisetas, jaquetas, bolsas, calças, bijus, CDs, DVDs, artesanatos e coisas sem noção é de impressionar.
Divertimento certo para todos, você ainda pode se deliciar nas inúmeras barracas de alimentação com variedades de várias partes do mundo. Camden Town por sinal foi o lugar onde mais encontrei brasileiros. Gente vendendo Havaianas, caipirinha, feijoada e etc!
Com toda essa ligação a vanguarda e a diversidade, Camden não poderia estar separado da música, que desde os anos 30, tem feito parte do estilo de vida deste bairro.
A imigração irlandesa na região causou um aparecimento de muitos pubs e dancing clubs para entretenimento dos imigrantes e residentes locais, já conhecidos por gostarem de festa, cerveja e música. Mas foi na metade dos anos 60 que veia do Rock in Roll começou a pulsar de verdade em Camden. Os eventos e festivais que rolavam por todos os pubs do bairro começaram a atrair a atenção de pessoas de outras partes de Londres para o que estava rolando naquela pequena região, que passou a ser, alguns anos depois, um dos centros da música londrina.

O primeiro grande evento de Rock em Camden Town aconteceu em Outubro de 1966 no Roundhouse, um antigo armazém de locomotivas localizado em Chalk Farm Road onde o Pink Floyd, junto à outras bandas de rock da época fizeram uma perfomance psicodélica.
Nos anos 70, na onda do que estava acontecendo, surgiram importantes clubs que dominaram a cena do Rock in Roll, o Dingwalls, (1973), Camden Palace (antigo Music Machine 1977), e o eclético Eletric Ballroom (1978) . Ao mesmo tempo muitos pubs introduziram música ao vivo: The Monarch, o Devonshire Arms, Falcon, Underworld (geralmente o Sepultura toca lá quando vai para Londres e é considerado o maior pub do mundo), Dublin Castle entre outros.
Pouca gente sabe que Camden é também o local de nascimento do Britpop, muito antes deste termo fazer parte do mainstream. Membros do Blur, Pulp, The Stone Roses, Bluetones e Oasis (!!) viveram ou se apresentaram em Camden no início de suas carreiras e em 1995, no auge destas bandas, adolescentes ingleses invadiam os clubs e pubs da região para ouvir o som que estava rolando... O sucesso foi tão grande que a MTV se instalou em um prédio de Camden Lock.
Recentemente, o Jazz Cafe introduziu ao bairro o feelling do soul e da música negra em geral, trazendo sempre ícones que representam o blues, jazz, hip hop, R&B e tem investido com sucesso de público em músicos brasileiro, como Ed Motta, que já se apresentou duas vezes no local, Alcione, Cibele, Bebel Gilberto....

Visitar a região de Camden Town foi um dos melhores programas que fiz em Londres. Diferente da região central de Londres, Camden Town preserva ainda o sentimento que predominou na cidade de Londres nas décadas de 70 e 80.
Camden Town é música, liberdade e muita diversão!!
Sem ser suspeita!haha...Muito bom o texto João Capilar!Bom mesmo!!
ResponderExcluir"...até chá de maconha (que não tem o mesmo efeito do cigarro)...."
ResponderExcluirMto bonito mesmo, fumar maconha...
ai ai ai.... tá faltando interpretação de texto ai pro "Anônimo" !!!! Esses são os produtos comercializados lá, querido(a)! Onde é que vc leu que eu fumei maconha? ACORDA PRA VIDA! hahaha... Cada uma viu... :D
ResponderExcluirgostei do post, e eu sou o Anônimo original..
ResponderExcluirhã, piada agora comigo.
boa jangada
ResponderExcluirhehe débinha...
ResponderExcluirmaconheiro degenerado
ResponderExcluirque porra...que coisa mais tesao do que cha de maconha velho
ResponderExcluiro que importa 'e que o cara coloco uma informacoes sore o lugar meu
muito bom
vo conhcer hj camden town
valeuuuUUU