Subindo as escadas da estação de Camden Town parecia ter chego a mais algum mercado comum, como de Portobello, em Nothing Hill ou algo do tipo. Mas bastou andar algumas quadras para perceber que Camden possuia um clima bem diferente dos demais mercados populares de Londres.
Camden Town já foi uma zona de comércio repleta de armazéns e estábulos militares, mas atualmente é conhecido por seu mercado, pubs e clubes onde nos finais de semana, turistas e descolados em geral disputam as ruas em busca de novidades. O bairro hoje contrasta punks da velha guarda com os novos (ou não) clubbers, góticos e porque não, “newpunks”. Uma mistura completa de moda, comportamento e estilo musical, mas todos, à primeira vista, se convivendo em harmonia.

Assim como em Amsterdam, Camden Town possui um canal (o Regent’s Canal) o qual podemos chamar de uma espécie de “free zone”, onde a galera fuma maconha e tals, tudo “numa boa”. Além das drogas, encontrei diversos outros produtos fabricados com a fibra da planta (cannabis), como calças, calçados, camisetas, entre outros, e em algumas lojinhas se encontram pirulitos e até chá de maconha (que não tem o mesmo efeito do cigarro).
Ao longo do Regent's Canal...Camden também é um mercado de pulgas. De candelabros e placas de rua até esculturas em mármore e etc. É também uma boa oportunidade para comprar roupas de qualidade por um bom preço. Mas tem que ficar atento na qualidade do produto! A quantidade de lenços, camisetas, jaquetas, bolsas, calças, bijus, CDs, DVDs, artesanatos e coisas sem noção é de impressionar.
Camden LockDivertimento certo para todos, você ainda pode se deliciar nas inúmeras barracas de alimentação com variedades de várias partes do mundo. Camden Town por sinal foi o lugar onde mais encontrei brasileiros. Gente vendendo Havaianas, caipirinha, feijoada e etc!
Com toda essa ligação a vanguarda e a diversidade, Camden não poderia estar separado da música, que desde os anos 30, tem feito parte do estilo de vida deste bairro.
A imigração irlandesa na região causou um aparecimento de muitos pubs e dancing clubs para entretenimento dos imigrantes e residentes locais, já conhecidos por gostarem de festa, cerveja e música. Mas foi na metade dos anos 60 que veia do Rock in Roll começou a pulsar de verdade em Camden. Os eventos e festivais que rolavam por todos os pubs do bairro começaram a atrair a atenção de pessoas de outras partes de Londres para o que estava rolando naquela pequena região, que passou a ser, alguns anos depois, um dos centros da música londrina.

O primeiro grande evento de Rock em Camden Town aconteceu em Outubro de 1966 no Roundhouse, um antigo armazém de locomotivas localizado em Chalk Farm Road onde o Pink Floyd, junto à outras bandas de rock da época fizeram uma perfomance psicodélica.
Roundhouse, onde ocorreu o festival de 1966, com Pink Floyd.Nos anos 70, na onda do que estava acontecendo, surgiram importantes clubs que dominaram a cena do Rock in Roll, o Dingwalls, (1973), Camden Palace (antigo Music Machine 1977), e o eclético Eletric Ballroom (1978) . Ao mesmo tempo muitos pubs introduziram música ao vivo: The Monarch, o Devonshire Arms, Falcon, Underworld (geralmente o Sepultura toca lá quando vai para Londres e é considerado o maior pub do mundo), Dublin Castle entre outros.
Pouca gente sabe que Camden é também o local de nascimento do Britpop, muito antes deste termo fazer parte do mainstream. Membros do Blur, Pulp, The Stone Roses, Bluetones e Oasis (!!) viveram ou se apresentaram em Camden no início de suas carreiras e em 1995, no auge destas bandas, adolescentes ingleses invadiam os clubs e pubs da região para ouvir o som que estava rolando... O sucesso foi tão grande que a MTV se instalou em um prédio de Camden Lock.
Recentemente, o Jazz Cafe introduziu ao bairro o feelling do soul e da música negra em geral, trazendo sempre ícones que representam o blues, jazz, hip hop, R&B e tem investido com sucesso de público em músicos brasileiro, como Ed Motta, que já se apresentou duas vezes no local, Alcione, Cibele, Bebel Gilberto....

Visitar a região de Camden Town foi um dos melhores programas que fiz em Londres. Diferente da região central de Londres, Camden Town preserva ainda o sentimento que predominou na cidade de Londres nas décadas de 70 e 80.
Camden Town é música, liberdade e muita diversão!!